O sistema solar é um conjunto de planetas, asteroides e
cometas que giram ao redor do sol. Cada um se mantém em sua respectiva órbita
em virtude da intensa força gravitacional exercida pelo astro, que possui massa
muito maior que a de qualquer outro planeta.
Os corpos mais importantes do sistema solar são os oito
planetas que giram ao redor do sol, descrevendo órbitas elípticas, isto é,
órbitas semelhantes a circunferências ligeiramente excêntricas.
OS PLANETAS QUE COMPÕEM O SISTEMA SOLAR
Atualmente temos um total de oito planetas que fazem parte do nosso
sistema solar que são eles: MERCÚRIO, VÊNUS, TERRA (onde vivemos), MARTE, JÚPITER, SATURNO, URANO e NETUNO.
Também temos cinco planetas anões, que são eles: CERES, PLUTÃO, HAUMEA,
MAKEMAKE e ÉRIS. Com exceção de Ceres, todos os outros Planetas Anões tem suas órbitas localizadas além de Plutão.
ORIGEM DO SISTEMA SOLAR
O sol e o Sistema Solar tiveram origem há 4,5 bilhões de anos a partir de uma nuvem de gás e poeira que girava ao redor de si mesma. Sob a ação de seu próprio peso, essa nuvem se achatou, transformando-se num disco, em cujo centro formou-se o sol. Dentro desse disco, iniciou-se um processo de aglomeração de materiais sólidos, que, ao sofrer colisões entre si, deram lugar a corpos cada vez maiores, os outros planetas.
A composição de tais aglomerados relacionava-se com a distância que havia entre eles e o sol. Longe do astro, onde a temperatura era muito baixa, os planetas possuem muito mais matéria gasosa do que sólida, é o caso de Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Os planetas perto dele, ao contrário, o gelo evaporou, restando apenas rochas e metais, é o caso de Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.
OS COMPONENTES DO SISTEMA SOLAR
O Sol
O Sol é a fonte de energia que domina o sistema solar. Sua força gravitacional mantém os planetas em órbita e sua luz e calor tornam possível a vida na Terra. A Terra dista, em média, aproximadamente 150 milhões de quilômetros do Sol, distância percorrida pela luz em 8 minutos. Todas as demais estrelas estão localizadas em pontos muito mais distantes.
As observações científicas realizadas indicam que o Sol é uma estrela de luminosidade e tamanho médios, e que no céu existem incontáveis estrelas maiores e mais brilhantes, mas para nossa sorte, a luminosidade, tamanho e distância foram exatos para que o nosso planeta desenvolvesse formas de vida como a nossa.
O Sol possui 99,9% da matéria de todo o Sistema Solar. Isso significa que todos os demais astros do Sistema juntos somam apenas 0,1%.
COMPOSIÇÃO DO SOL
O Sol é uma enorme esfera de gás incandescente composta essencialmente de hidrogênio e hélio, com um diâmetro de 1,4 milhões de quilômetros. O volume do Sol é tão grande que em seu interior caberiam mais de 1 milhão de planetas do tamanho do nosso. Para igualar seu diâmetro, seria necessário colocar 109 planetas como a Terra um ao lado do outro. No centro da estrela encontra-se o núcleo, cuja temperatura alcança os 15 milhões de graus centígrados e onde ocorre o processo de fusão nuclear por meio do qual o hidrogênio se transforma em hélio. Já na superfície a temperatura do Sol é de cerca de 6.000 graus Celsius.
Nenhum comentário:
Postar um comentário